Apagão atinge cidades da região de Itapetininga durante a madrugada
- Rádio Notícias

- 14 de out.
- 1 min de leitura

Na madrugada desta terça-feira, 14, um apagão afetou parte do fornecimento de energia elétrica na região de Itapetininga.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio em um reator da subestação de Bateias, no Paraná, cujas causas estão sendo investigadas.
A Neoenergia Elektro, também responsável pelo fornecimento de energia elétrica em cidades da região, informou que a interrupção afetou o fornecimento de energia nas 223 cidades atendidas pela concessionária no estado, entre elas, Cesário Lange, Cerquilho, Tatuí, Tietê e Itapeva.
O restabelecimento foi gradativo, segundo a autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Ainda conforme a concessionária, em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. À 1h15, os demais consumidores foram restabelecidos, depois da autorização do ONS.
A falha desligou a subestação de 500 kV e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste — no momento, o Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste. Como consequência, houve cortes automáticos de energia para proteger o sistema.
(Fonte: G1)





Comentários