Baixa umidade provoca novo alerta emitido pela Defesa Civil de SP
- Rádio Notícias

- 11 de set.
- 1 min de leitura

Nesta quinta-feira, 11, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sonoro devido à baixa umidade do ar em cidades do interior paulista. A mensagem, exibida em uma janela na tela de aparelhos celulares, dizia: “Defesa Civil: Seu local está com umidade do ar em emergência! Risco à saúde e de incêndios em vegetação. Beba água e NÃO faça queimada. Válido até as 19h.”
Segundo o órgão, esse tipo de alerta é disparado quando a umidade relativa do ar atinge índices críticos, abaixo de 12%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal para a saúde está entre os 40% e 60%.
Os alertas chegaram nos celulares de moradores das regiões de Itapetininga, Sorocaba, Jundiaí, Marília, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
A Defesa Civil também informou que a mensagem foi direcionada para moradores de 511 municípios paulistas, sendo um número recorde entre os quatro alertas enviados, mostrando o nível crítico do período. As cidades têm índices abaixo de 12% com temperaturas acima dos 35 °C.
Em períodos de tempo seco, é preciso redobrar a atenção com a hidratação, evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia, proteger olhos, nariz e garganta e ter cuidado para umidificar os ambientes. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem redobrar a atenção.
(Fonte: Defesa Civil de SP)





Comentários