top of page
  • Foto do escritorRádio Notícias

“ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA”, DO FUSSTAT, RETOMOU DE FORMA GRADUAL SUAS ATIVIDADES


O Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), retomou na manhã desta segunda-feira (22/02), de forma gradual, as suas atividades com os idosos.

Na Praça Mário Cóscia, próximo ao lago, eles foram recepcionados pela presidente do FUSSTAT, Alessandra Vieira de Camargo Teles, pela coordenadora e fisioterapeuta do Projeto, Luciana Vieira de Camargo Barros Picchi e toda equipe do Projeto. “Fiquei muito feliz em participar hoje do primeiro encontro do Projeto ‘Envelhecer com Qualidade de Vida’ neste ano! O Projeto, criado pela prefeita Maria José há 14 anos, quando ainda era presidente do FUSSTAT, melhora a qualidade de vida dos idosos e ainda possibilita uma confraternização entre eles”, destacou Alessandra.

Depois, com as professoras Rosa Maria de Souza e Adriana Moraes Alegre, o grupo de 30 idosos, fez exercícios com bastão, sendo que cada idoso levou o seu próprio bastão, além de caminhada em volta do lago, seguida por um alongamento.

Os 180 integrantes do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida” estão divididos em grupos com, aproximadamente, 20 a 30 idosos, para participarem dos encontros ao ar livre, que serão realizados cada dia em um bairro diferente, sempre das 8h às 9h30. Todos usam máscaras de proteção, mantém o distanciamento social, não se abraçam e nem se beijam e cumprem as normas de cuidados e prevenção estabelecidos pelas autoridades de Saúde em tempos de pandemia da COVID-19.

A coordenadora Luciana Picchi explicou que a ideia é promover encontros rápidos e próximos as residências dos integrantes. “Escolhemos vários pontos da cidade para que os idosos possam ir por conta própria, sem o transporte do Projeto, evitando assim o contato tão próximo deles. Queremos que todos permaneçam com saúde e, assim que possível, possam voltar as atividades no Parque Maria Tuca”, contou. Por isso, além da atividade física, a equipe do Projeto promove uma conversa reforçando a importância e a necessidade dos cuidados com o novo Coronavírus.

Os encontros estão programados para acontecer nos seguintes dias e locais: dia 23/02, terça-feira, na Praça do Carroção; dia 24/02, quarta-feira, na Praça Santa Cruz; dia 25/02, quinta-feira, no campo de futebol do Jardim Santa Rita de Cássia; dia 26/02, sexta-feira, na Praça Ayrton Senna; dia 01/03, segunda-feira, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu); dia 02/03, terça-feira, no CEU das Artes; dia 03/03, quarta-feira, no Jardim Tóquio (local a definir); e dia 04/03, quinta-feira, na Vila Angélica (local a definir). Os demais encontros do mês de março serão definidos em breve.

De acordo com a coordenadora Luciana, as aulas on-line, via WhatsApp, de treino de memória e atividades lúdicas, para os idosos que ainda não estão saindo de casa, também já estão sendo retomadas, bem como os atendimentos médico, de enfermagem, psicologia, nutricionista, terapia ocupacional, fisioterapia e acupuntura. “Nas próximas semanas voltaremos com as aulas on-line de artesanato, com a professora Madalena Moraes. Essas atividades devem acontecer desta forma gradual até que possamos voltar presencialmente com segurança”, concluiu Luciana.

A tradicional Gincana Solidária do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida” também já está sendo combinada com os idosos que, em grupos de bairros, arrecadarão detergentes para uma entidade social do município.


(fonte : SITE PREFEITURA DE TATUÍ)

15 visualizações0 comentário
bottom of page