top of page
  • Foto do escritorRádio Notícias

FERIADO DE CARNAVAL PREOCUPA TÉCNICOS NO COMBATE Á DENGUE.


Na quinta-feira, 11/02, a Sala de Situação de Controle e Combate à Dengue, foi organizada no Paço Municipal, para discutir as estratégias para as próximas semanas, de combate aos criadouros de dengue. Representantes da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) participaram da reunião, além de representantes de várias secretariais municipais.

Embora Tatuí esteja a 12 semanas sem o registro de casos de dengue, a grande preocupação é com relação ao feriado prolongado de Carnaval. Isso porque as pessoas viajam, há o período de chuvas e pouca atenção é dada aos controles dos criadouros, fazendo assim proliferar os focos de dengue.

No último mês de janeiro foi registrado em Tatuí um grande número de larvas do pernilongo, principalmente na periferia da cidade. As amostras foram encaminhadas para a Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN-SP), para análise.

Essa situação fez acender a luz amarela. A coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, revelou algumas ações que estão acontecendo e devem se intensificar nos próximos dias, como as visitas em imóveis, os controles de criadouros, nebulizações e visitas em pontos estratégicos (ferro velhos, cooperativas de reciclagem etc).

A criação das Brigadas de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, que têm a missão de executar vistorias em locais previamente estipulados, de acordo com o "Mapa de Risco" de cada prédio pertencente as Secretarias Municipais, já está em pleno funcionamento em algumas secretarias municipais. O objetivo das Brigadas é formar agentes multiplicadores neste trabalho tão importante de eliminação dos criadouros.

Outras ações também seguem acontecendo em todo o município, como a distribuição de panfletos sobre os sintomas da Dengue e os locais em que possam surgir possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, terá início nos próximos dias, a aplicação de inseticida em pontos estratégicos de Tatuí; isso será feito por meio de agentes de uma empresa terceirizada e especialista no assunto.

O Setor de Combate à Dengue também ressalta a importância das ações da população no controle da doença, por isso, pede mais uma vez a colaboração de todos quanto a limpeza e a manutenção de terrenos e residências e salienta que as denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal. O atendimento pode ser presencial (na Rua João Ortiz de Camargo, nº 594, Centro, antiga sede da Secretaria de Saúde), de segunda sexta-feira das 8h às 17h; ou pelos telefones (15) 3251-3576 e 0800-770-0665.

FOTO: Mesmo há 12 semanas sem registros de casos de dengue, técnicos se preocupam com o período de Carnaval.

4 visualizações0 comentário
bottom of page