top of page
  • Foto do escritorRádio Notícias

PREFEITURA DE TATUÍ - “VIRADA INCLUSIVA” TERÁ DIVERSAS AÇÕES EM TATUÍ.


Em virtude das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o município de Tatuí aderiu à Campanha “Virada Inclusiva”. A realização será da Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação; de Trabalho e Desenvolvimento Social; de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; de Segurança Pública e Mobilidade Urbana; e de Saúde, através do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com organizações sem fins lucrativos e com a iniciativa privada. O evento contará, também, com o apoio do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e do Instituto Mara Gabrilli.

Diversas atividades estão programadas nos dias 2 e 3 de dezembro, quinta e sexta-feira, respectivamente.

Das 9h às 12h do dia 2/12 (quinta-feira), vários stands estarão disponíveis para a população na Praça da Matriz: no stand do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), serão distribuídos materiais informativos; no stand da APODET - Associação das Pessoas com Deficiência, acontecerão apresentações artísticas, dinâmicas em Braille e divulgação das atividades da organização; no stand da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, dinâmicas diversas serão realizadas. Já no stand da Secretaria de Saúde, o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida promoverá a “Terapia do Brincar”; enquanto na ação da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, será realizada a campanha “É só um minutinho”, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de se respeitar as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência e idosos.

No dia seguinte, sexta-feira (03/12), das 9h às 11h, no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM), será ministrada, pelo Grupo ACTCON - Rede Educar Brasil, a palestra “TiX Letramento, uma (r)evolução na Educação da Pessoa com Deficiência”.

Todas as ações que incluem a participação de pessoas com e sem deficiência buscam incentivar a adoção de itens de acessibilidade, como tradução em Braille, manifestação da sociedade civil, educação inclusiva e educação no trânsito, por exemplo. Além disso, estas atividades têm a preocupação em garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social, intensificando os laços de igualdade de direitos entre todos.

FOTO: Diversas atividades estão programadas nos dias 2 e 3 de dezembro, quinta e sexta-feira, dentro da Campanha “Virada Inclusiva”.

10 visualizações0 comentário
bottom of page