Buscar
  • Rádio Notícias

EQUIPES DE COMBATE À DENGUE REALIZAM AÇÕES NO MUNICÍPIO; TATUÍ REGISTRA 570 CASOS EM 2021


A Prefeitura de Tatuí, por meio de suas Equipes de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, esteve, no último fim de semana, no Jardim Santa Rita de Cássia, percorrendo 32 quarteirões do bairro para um trabalho de orientação e limpeza. Como forma de combate ao mosquito Aedes Aegypti, foram retirados entulhos das casas e desfeitos locais de possível proliferação.

Neste fim de semana, as equipes voltarão ao Jardim Santa Rita de Cássia, já que o bairro é o local aonde estão confirmados mais de 50% dos casos de Dengue deste ano.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde registrou, até às 19h30 desta segunda-feira (08/02), 570 casos no município, sendo 4 importados e 566 autóctones. Além disso, 78 estão aguardando o resultado dos testes e 183, das 831 notificações, foram descartadas.

Este ano de 2021 já é considerado o ano com mais casos de Dengue registrados em Tatuí. Anteriormente, o maior número da doença havia sido em 2015, com 1.361 casos confirmados. E, para efeito de comparação, nos 12 meses do ano passado (2020) foram registrados 1.138 casos, sendo 30 importados e 314 autóctones.

A Prefeitura está promovendo ações de combate, entretanto, solicita a colaboração da população, que é mais do que necessária para o enfrentamento desta doença.

Unidade de Atendimento Exclusiva – O município de Tatuí conta com uma “Unidade de Atendimento à Dengue”, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, com entrada pela Avenida Cônego João Clímaco. O intuito é agilizar o atendimento das pessoas com sintomas de Dengue.

Desde o início dos atendimentos neste local, ou seja, em 03/02/2021, 202 pessoas receberam atendimento médico e 429 passaram por consulta com a equipe de enfermagem, resultando em 284 testes realizados, sendo 197 casos positivos de Dengue, 87 casos negativos, 7 hemogramas feitos, 73 atendimentos na farmácia e 30 soroterapias. Esses números são relativos somente a esta unidade, sem contar os casos confirmados da doença em outras unidades de saúde públicas e particulares de Tatuí.

Vale ressaltar que as pessoas que apresentarem febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, devem procurar esta Unidade de Atendimento à Dengue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No período noturno e aos finais de semana, é necessário procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) também atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam as notificações, a coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

13 visualizações0 comentário