top of page
  • Foto do escritorRádio Notícias

MAIS DE 10 MIL ELEITORES DE ITAPETININGA ESTÃO ESTÃO COM O TÍTULO CANCELADO


Quase 10% dos eleitores de Itapetininga estão com os títulos cancelados, segundo dados divulgados pelo TRE-SP. Em 2024, cidadãos de todo o Brasil escolhem os novos prefeitos e vereadores.

De acordo com o TRE, o município tem 111.521 eleitores. Destes, 10.156 tiveram o título cancelado. Isto ocorre em casos de quem não votou nem justificou a ausência em três eleições consecutivas.

É uma punição automática que impede o exercício democrático do voto, além de o cidadão ser proibido de obter carteira de identidade e passaporte ou de se inscrever em concurso público, por exemplo.

O eleitor que estiver com o título cancelado, deve fazer uma revisão de dados ou transferência - caso tenha mudado de domicílio - para regularizar a situação e votar nas Eleições 2024. O serviço pode ser feito pelo site https://www.tre-sp.jus.br/

Contudo, para o primeiro título é necessário que o eleitor compareça ao cartório eleitoral em até 30 dias para validação do pedido, com a coleta dos dados biométricos.

Para solicitar alistamento, revisão e transferência do título de eleitor, basta preencher os dados pessoais no site e anexar os documentos: frente e verso do documento de identificação, comprovante de residência e comprovante de quitação militar - para pessoas do gênero masculino -, além de fotografia segurando o documento oficial de identificação.

Para atendimento presencial nos cartórios eleitorais e no Poupatempo, o eleitor deve agendar o serviço pelo apps.tre-sp.jus.br/ 

O prazo para resolver pendências vai até 8 de maio. Para votar nas eleições 2024 não será obrigatório o cadastramento biométrico.

(Foto: TRE)


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page