Buscar
  • Rádio Notícias

PROGRAMA “TATUÍ – ÓLEO ZERO”, PARCERIA DA PREFEITURA E DA SABESP, CRIA 18 PONTOS DE ENTREGA



A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, está desenvolvendo o Programa “Tatuí – Óleo Zero”, com o intuito de coibir o despejo irregular de óleo usado em redes e galerias de água pluvial nos bairros do município. Esta ação, é amparada no importante apelo de que o óleo prejudica todo o sistema de tratamento de efluentes da Sabesp, comprometendo a qualidade da água em córregos, rios e lagos.

Na sexta-feira (27/08), na sede da Sabesp, um evento marcou a abertura do Projeto, criando 18 PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) do óleo de cozinha usado, distribuídos por toda a área urbana de Tatuí. Participaram deste ato, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior; o diretor de Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol Neto; o coordenador de Meio Ambiente, Danilo Floriano; o gerente de Divisão da Sabesp Tatuí, Adriano Branco; o gerente do Setor Técnico da Sabesp Tatuí, Nilzo Renê Fumes; a coordenadora da Cooperativa de Reciclagem de Tatuí – Cooreta, Vanessa Meira de Souza; e a tesoureira da Cooperativa de Reciclagem de Tatuí – Cooreta, Célia da Rosa.

Para evitar o despejo irregular do óleo usado, 7 PEV’s já estão funcionando: 1 – Departamento de Meio Ambiente (Rua Chiquinha Rodrigues, nº 909, Vila Dr. Laurindo); 2 – Departamento de Agricultura (Rua Treze de Maio, nº 1084, Centro, ao lado dos Correios); 3 – FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (Rua XI de Agosto, nº 2900, Valinho, ao lado do Clube de Campo de Tatuí); ponto 4 – Sabesp (Rua XV de Novembro, nº 2431, Loteamento Modena); ponto 5 – Ecoponto Oeste (rua Diomar Gianotti, s/nº, Inocoop); ponto 6 – Ecoponto Sul (rua Victória dos Santos Gomes, s/nº, Jardim Rosa Garcia II); ponto 7 – Ecoponto Norte (rua Flávia de Oliveira, próximo ao nº 107, bairro Jardins de Tatuí).

Outros 11 pontos de entrega serão disponibilizados a partir da próxima semana, sendo que todos os resíduos destes locais, serão recolhidos, semanalmente, pela Cooperativa de Reciclagem, que fará a destinação ambientalmente adequada.

O Programa “Tatuí – Óleo Zero” também contempla ações de conscientização ambiental, que serão promovidas pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tais como: palestras sobre a importância da coleta e destinação correta do óleo usado; e visitas nas ETE’s – Estação de Tratamento de Efluentes da Sabesp, com os alunos da Rede Municipal de Educação.

As equipes de Fiscalização Ambiental realizarão ações em locais suspeitos de lançarem óleo nas redes de esgoto e galerias de água pluvial, como oficinas mecânicas e lava autos. Se o descarte irregular for confirmado, os empreendimentos serão notificados por crime ambiental, passando a responder administrativamente pela infração, além de terem que promover as adequações necessárias no estabelecimento para paralisação do descarte.

A equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente prestará toda orientação necessária para a população e para os empreendedores, sobre o funcionamento do Programa “Tatuí – Óleo Zero”. Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico: meioambiente@tatui.sp.gov.br.

180 visualizações0 comentário